Aprenda a dizer não!

Víviäm Pëuke

7/13/20232 min read

Durante muito tempo acabava me comprometendo com temas ou situações que realmente não queria realizar. Ficava pensando nisso, já havia decidido que não ia aceitar mas quando chegava a hora de responder era impossível dizer NÃO.

Infelizmente, em nossa cultura não aprendemos a pedir ou priorizar o que queremos. Acreditamos que, se dissermos não, seremos considerados rudes ou até pessoas ruins. E certamente pode ser assim, pois é uma questão de ideologia cultural.

Isso nos leva a aceitar muitas situações que realmente não queremos para nos sentirmos amados e aceitos. O problema é que temos um grande medo de sermos afastados ou excluídos. É por isso que não nos permitimos dar muitas negativas, mesmo que sejam totalmente justificadas.

Trago à vocês algumas dicas que funcionaram para meu aprendizado:

1. Encontre seus limites. A primeira coisa que você precisa é entender suas necessidades, desejos e limites. Com isso você aprenderá o que está disposto a aceitar e identificar quando dizer NÃO.

2. Tome seu tempo antes de responder. Não tenha pressa em dar suas respostas. Pode ser que no início você se sinta compelido a aceitar e que, ao pensar melhor na situação, perceba que pode recusar sem problemas.

3. Pratique dizer NÃO sempre que puder. Como temos medo de dizer não, podemos tentar evitar tais situações. Sempre que você tiver a chance e realmente não quiser fazer o que outros pedem, apenas diga não. Com o tempo e a prática, você perceberá que essas respostas não destruirão seu mundo ou seus relacionamentos interpessoais.

4. Encontre alternativas. Uma opção que o ajudará a não aceitar o que você não quer é dar uma alternativa que você goste. Por exemplo, se um amigo o convidar para uma festa em que você sabe que ficará desconfortável, você pode dizer não e propor outro dia para tomar um café.

5. Recompense-se. Aprenda a se recompensar quando finalmente aprender a dizer NÃO sem se sentir culpado. Cada pequeno progresso é importante e valioso para você, então você deve aprender a dar a eles o valor real que eles têm.

6. Mantenha-se firme. Não basta aprender a dizer NÃO se depois você concorda em fazer o que não quer. É muito importante que você aprenda a se manter firme e não se deixe manipular por comentários ou atitudes negativas.

Às vezes podemos nos sentir desconfortáveis em dar uma negativa, mas aprender a dizer NÃO pode nos libertar. Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida dos outros.